quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Mato Grosso



Tetra Mato GrossoO Mato Grosso é um peixe agressivo com peixes lentos e de caudas grandes, passando grande parte do seu tempo correndo um atrás do outro e beliscando as barbatanas volumosas de outros peixes. Devemos mantê-los em cardumes e preferível aquários plantados. São peixes pequenos, resistentes e muito populares. Procura marcar seu território e tem a cor avermelhada que fica mais intensa quando bem alimentado com ração e alimento vivo.

Nome Popular:
Tetra Mato Grosso
Nome Científico:
Hyphessobrycon eques
Familia:
Characidae (Caracídeos)
Origem:
Rio Paraná (Brasil)
Sociabilidade:
Grupo
Comportamento:
Agressivo
pH:
6.7
Temperatura:
25ºC
Tamanho do Aquário:
50 litros
Tamanho do Peixe:
4 cm



Comentário(s):
Fazer um comentário
Data: 2/29/2008
Autor: Luciana Galhego
Tímidos a princípio...Tenho 5 matogrossos, no começo não gostei muito deles pq eles ficavam escondidos no fundo do aquário atrás de algumas plantas. Só comiam quando a gente se afastava do aqua. Mas depois de um tempo (+/- 2 meses) e com algumas mudanças, eles mudaram o comportamento. Agora percorrem todo o aquário, as vezes até bicam a superfície, mas gostam de comer a ração dos peixes de fundo (ficam esperando cair). Só dão corridas entre eles mesmos. E quando bem iluminados ficam com as cores bem fortes, muito bonitos. Quando a luz fica desligada, ele fica esbranquiçado. Aprendi a gostar deles.
Data: 2/14/2008
Autor: Claudio Andreatta
Quarteto fantástico !Tenho 4 deles no meu aqua de 240 lts junto com várias outras espécies, são peixes extremamente ágeis, alegres e fortes; nunca vi eles brigarem entre si ou com outro peixes; andam sempre juntos, é uma verdadeira família ! ! !
Data: 1/31/2008
Autor: Alberto Berthi
Turminha legalTenho 5 com mais 5 paulistinha e 5 tetris em um aquário de 70L. Se dão muito bem, ficam meio escondidos, mas quando fico um tempo na frente do aquário a curiosidade é maior e eles vem todos bem perto. Harmonia.
Data: 7/11/2005
Autor: Claudio Moura
Curioso!!Tenho um Barbus Sumatrano Verde que apresentava um comportamento muito agressivo por ser único da espécie no aquário. Inseri neste aquário um pequeno cardume de Tetra Mato Grosso que adotou o Barbus, assim melhorando muito comportamento reprovável deste. O peixinho não abandona o cardume.
Data: 5/25/2005
Autor: Daniel Lazzarin
Resistência e belezaTenho 4 mato grosso no meu aqua de 140l e pretendo comprar mais 6. No início quando os introduzi tomaram conta do aquário, fazendo jus ao seu territorialismo, entretanto com o passar do tempo passaram a aceitar tranquilamente outras espécies. Ganhei um kinguio de presente e eles convivem muito bem, apesar de no começo eles terem importunado um pouco o peixinho dourado. Há poucos dias aqui em floripa uma frente fria fez a temperatura baixar a 10°C, dai a agua do meu aqua foi a 18 graus, pois o termostato estava fora da tomada (graças a minha empregada). Isto causou uma epidemia de íctio. Nenhum mato grosso pegou a doença, o que me deixou surpreso. Recomendo esse peixe a todos.
Data: 3/5/2005
Autor: Daniel Nicolau
peixe bonito e pacificopossuo 17 desses e eles fican em tremenda armonia eles nao brigam nem entre-si nem com outros peixes e muito ativo.
Data: 3/5/2005
Autor: Daniel Nicolau
Peixe bonito e pacífico!Possuo 17 desses e eles fican em tremenda harmonia. Eles não brigam nem entre-si nem com outros peixes.
Data: 2/6/2005
Autor: Tiago Pereira Da Silva
Mato GroçoEu tenho 3 mato groço no meu aquário, eles não me deram nenhum problema.
Data: 1/28/2005
Autor: Antonio Cavalcante
Peixe PacificoTenho dois destes peixes em meu aquário de 80L e nunca apresentaram comportamento agressivo com nenhum dos outros (Neon, Paulistinha, Rodóstomo, Plati) entre outros.

2 comentários:

  1. Adoro os meus Matogrosso. Tenho 11 deles. Os chamo de A GUANGUE.Ja derrubaram plantas, roubam a comida do Cascudo Abaxi, estão sempre correndo um atras do outro, e comem só ração no meio do aquario pra baixo. Adotaram meu Barbo Nigrofasciatus que estava sozinho e agora é ele quem comanda a Guangue.
    Rs...ADOROOOOOO!

    ResponderExcluir
  2. Ola preciso de orientação sou leiga no assunto ganhei Matogrosso e quando coloquei no aquário eles mudaram de cor alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir