quinta-feira, 14 de outubro de 2010


As carpas são peixes ornamentais dos mais admirados no mundo inteiro e sua criação tornou-se uma arte no Japão, trazida ao Brasil pelos imigrantes. Agora, os brasileiros têm a chance de conhecer um pouco mais dessa técnica milenar no 1º Curso de Carpas Nishikigoi, no Espaço Ecovalle, em São Paulo.

O criador profissional Marcos Gelsi vai ministrar o curso em dois módulos, nos dias 15 de agosto e 19 de setembro. No módulo I, com duração de duas horas, o professor vai abordar a origem das carpas Nishikigoi (mutação, consolidação das diferentes padronagens, tendências atuais e aperfeiçoamento de cada padrão), diferentes tipos de estampas (explicação sobre cada "espécie": kohaku, taisho, showa, ogon, entre outras), requisitos importantes para cada "espécie" (divisão de estampas, padrões, cor, corpo) e também sobre a subjetividade na análise de alguns fatores.

No segundo módulo, também de duas horas, haverá uma explanação geral acerca do desafio de se criar um bom peixe, reprodução/desova (técnicas de construção de "ninhos", importância de separar as ovas e alevinos, tempo de eclosão, larvas, canibalismo, alimentação), seleção (critérios diferentes para cada espécie, evolução dos peixes, cores) e realização de um julgamento simulado.

Ao final do módulo I, as médicas veterinárias Teresa Maria Pardini Carvalhaes e Yeda Sanae Wakasa farão uma apresentação complementar com o tema "A saúde do peixe", que abordará os cuidados higiênicos e sanitários com água, alimentação, viveiros e instalações, cuidados no manejo e transporte de peixes e cuidados higiênicos e sanitários com os peixes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário